sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Última Canção de Bilbo


A Última Canção de Bilbo
O escurecer deste dia que finda
traz a jornada, há muito bem vinda.
A espuma branca nas ondas do mar,
num balanço eterno que vem me chamar.
Adeus amigos! Já vou partir;
e o pôr-do-sol devo seguir
neste barco que está ancorado;
para além-mar, num caminho traçado.

As sombras da noite têm sido um tormento,
mas as velas já prontas aguardam o vento.
Sob o céu infinito, eu vou navegar;
as amarras já soltas, estou pronto a zarpar.
Ilhas que o sol esconde de mim,
devo alcançar antes do fim.
Nas terras do extremo Oeste distante,
há noites tranqüilas e repouso constante.

Guiado por uma estrela em solidão,
parto em majestoso galeão
para as praias brancas além da enseada,
campos e montanhas da terra abençoada.
À Terra-média finalmente, adeus!
E também aos queridos amigos meus.
A libertação que preciso,
encontrarei neste Paraíso.

J.R.R. Tolkien

Trad: Leonardo Rosati

Nenhum comentário:

Postar um comentário